Antes de apresentar o conceito de Mundo VUCA, precisamos entender que somos uma parte de um todo, não importa se em nossa vida pessoal ou profissional. Sempre há algo maior do que nós.
Esse todo é o que nos influencia em nosso dia a dia e, ultimamente, está ficando mais complexo lidar com esse todo.
Jeroen Kraaijenbrink, da Forbes, disse que:
“Nas últimas décadas, encontramos numerosos termos na imprensa de negócios e na literatura acadêmica que se referem a uma crescente incapacidade de compreender o mundo e lidar com as coisas que acontecem à nossa volta.
Exemplos incluem incerteza, turbulência, mudança rápida, dinamismo, interrupção, complexidade, hipercompetição, mercados e fluxos de alta velocidade.”
Todos os dias surgem coisas novas no mundo. Algumas delas são completamente revolucionárias e acabam virando situações de cabeça para baixo, fazendo com que o ontem pareça algo antigo demais.
Nas últimas décadas, muitas empresas e gestores estão sucumbindo ao mundo VUCA.
VUCA é um acrônimo, usado pela primeira vez em 1987, com base nas teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus, para descrever ou refletir sobre a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade de condições e situações gerais.
O U.S. Army War College introduziu o conceito de VUCA para descrever o mundo multilateral mais volátil, incerto, complexo e ambíguo percebido como resultado do final da Guerra Fria.
O uso e a discussão mais frequentes do termo VUCA começaram em 2002 e derivam dessa sigla do ensino militar. Posteriormente, criou raízes em ideias emergentes de liderança estratégica que se aplicam a uma ampla gama de organizações.
V = Volatility = Volatilidade
U = Uncertainity = Incerteza
C = Complexity = Complexidade
A = Ambiguity = Ambiguidade
A ideia por trás desse conceito é de que o mundo moderno seria marcado pela imprevisibilidade e pela rápida mudança e transformação.
Assim, por exemplo, o crescimento exponencial da inteligência artificial e robótica avançada, poderiam substituir a mão-de-obra humana e alterar as relações sociais.
Lembra-se ou já ouviu falar de um desenho animado da década de 60 chamado "Os Jetsons"? Lá, já era apresentado coisas que utilizamos hoje em dia, como: telefone com vídeo chamada, consultas médicas por vídeos chamadas e robôs.
E aí vem a pergunta: Como você acha que o mundo será daqui à 10 anos?
Lembra-se ou já ouviu falar de empresas como Mesbla, Blockbuster, Napster, KODAK, Sun Microsystems ou Itautec? O que aconteceu?
Vou dar um exemplo. Sabe quem inventou a câmera digital?
Foi um cara chamado Steve Sasson, em 1975, quando trabalhava para a KODAK. Isso mesmo., acreditem. Porém, a tecnologia não estava em um momento em que podia ser utilizada de forma plena. Sua câmera tinha uma resolução de 0,01 megapixels, que não deixou os dirigentes da KODAK felizes. E, mesmo estando à frente de algo que no futuro estaria em nosso dia a dia, inclusive emnossos smartphones, não quiseram inovar.
Em 2012, a KODAK entrou com um pedido de falência e "morreu" por falta de inovação, não se adaptando às mudanças do mundo e não percebendo que a tecnologia estava em um caminho de melhoria contínua, já assinalado pela "Lei de Moore".
Zygmunt Bauman, filósofo reconhecido pelo conceito de "modernidade líquida", acredita que ela se dá pela:
“crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente e a incerteza a única certeza”.
Vejamos cada componente do Mundo VUCA:
VOLATILIDADE
Os avanços imparáveis nas mais diversas tecnologias criam mercados dinâmicos, onde os interesses dos consumidores sempre mudam e novos competidores surgem a todo momento.
Precisamos estar aptos e abertos à inovação e definir metas flexíveis, uma vez que no Mundo VUCA a volatilidade é algo constante, ou seja, as situações podem mudar a qualquer momento e a empresa precisa se adequar em tempo hábil para não perder oportunidades.
“É a velocidade atordoante da circulação, da reciclagem, do envelhecimento, do entulho e da substituição que traz o lucro hoje – não a durabilidade e confiabilidade do produto.”
Zygmunt Bauman - Filósofo
INCERTEZA
Com a Volatilidade, surge a Incerteza. Nas próximas horas, um aplicativo pode revolucionar radicalmente o mercado, lançando funcionalidades inovadoras e criando hábitos de consumo e costumes na sociedade que antes não existiam.
Os colaboradores de uma empresa podem abrir uma startup e apresentarem ao mercado um produto ainda melhor do que sua empresa possui.
Ou, a mudança de uma lei pode trazer novos competidores internacionais para o Brasil, quebrando a concorrência e levando empresas brasileiras a falência.
Mesmo com a facilidade para coletar dados a todo momento, o panorama é incerto, pois em muitos casos as informações se tornam ultrapassadas quase na mesma velocidade em que são obtidas.
COMPLEXIDADE
Fora do Mundo VUCA, uma grande companhia serve como intermediário entre os recursos ou fornecedores e os clientes; a direção das operações é clara e linear.
Porém, dentro do Mundo VUCA, o cenário é como uma enorme teia de aranha, com equilíbrio delicado:
Seus fornecedores decidem entrar em contato direto com o público
Um grupo de consumidores insatisfeitos capta mais atenção do que grandes veículos de mídia
O erro de um colaborador pode ser descoberto pelo mercado antes mesmo que a diretoria saiba
Estes são apenas alguns dos muitos desafios criados pela complexidade dos agentes envolvidos no Mundo VUCA.
AMBIGUIDADE
O Mundo VUCA é inerentemente ambíguo. Em diversas situações, não haverá uma resposta ideal, apenas um jogo de ganhos e renúncias, onde o certo para determinado grupo será visto como errado por outro, e você terá de fazer uma escolha.
Um exemplo disso são as organizações que associaram suas marcas às pautas de raça e/ou gênero. Enquanto sua nova mensagem alcança e atrai determinados públicos, também incomoda e afasta outros.
Podemos nos encontrar em uma situação em que seja necessário defender um ponto de vista X ou Y, o que pode causar atrito entre diferentes equipes.
Para impedir que a ambiguidade cause desavenças entre os times, é importante trabalhar a cultura de inovação em uma estrutura mais horizontal, com a possibilidade de diálogo que incentiva a geração de ideias das áreas e valorização seus colaboradores.
E como podemos lidar com o Mundo VUCA? Como podemos nos preparar para enfrentar esse mundo?
Percebam que as mesmas características que fazem o Mundo VUCA ser tão ameaçador também abrem grandes oportunidades. As tecnologias, processos e dinâmicas de mercado estão aí, e podem ser usadas a nosso favor.
O que posso dizer à vocês é que não há regras especificas. Posso, apenas, deixar algumas dicas para que vocês possam seguir. Vamos à elas.
MANTENHA-SE ÁGIL
Se as mudanças são rápidas e o amanhã é incerto, agilidade para se adaptar e tomar decisões com a mesma velocidade é um recurso indispensável. Gastar semanas ou meses em planejamento sem ação pode trazer grandes riscos, pois quando um mapa finalmente estiver pronto, a situação já será outra.
SEJA MULTIDISCIPLINAR
Como existe uma complexidade entre os muitos componentes do mercado e até mesmo da empresa, é preciso integrar visões diversificadas para dar resposta aos desafios. A liderança puramente vertical precisa dar espaço para ambientes de troca, onde todos podem contribuir com informações e sugestões.
SEJA RESILIENTE
Você, seus colegas e gestores precisam aceitar as transformações potencialmente prejudiciais para os seus negócios. Se uma nova tecnologia foi criada ou um colaborador importante pediu demissão, é fundamental absorver rapidamente o impacto e voltar para o jogo de cabeça erguida.
TENHA CORAGEM
Embora esta pareça uma característica muito abstrata, a coragem é fundamental para agir em condições ambíguas. Na falta de uma resposta clara, tomar a decisão correta pode ser questão de agir com resolução, aceitando as consequências – positivas e negativas – que resultarem dessa escolha.
Talvez, pedir desculpas ao invés de permissão seja uma alternativa. Ou seja, aja para sair da inércia de uma indecisão, mas aceite as consequências que virão.
ESTEJA SEMPRE PREPARADO
Desenhe os cenários possíveis e tente criar respostas a todos eles, padronize planos de ações diferentes para cada caso que você encontre, criando mais possibilidades.
Veja e reveja as estratégias escolhidas, pense nos fatores internos e externos.
FIQUE ATENTO
Fique por dentro de todas as tendências, mudanças e quaisquer aspectos que impliquem na sua atuação.
Cuidado para não ter um excesso de informações e ficar confuso, gerando mais ambiguidade. Uma visão ampla possibilitará a identificação para oportunidades de melhoria em sua atuação ou do seu time.
NUNCA NÃO PARE DE APRENDER
Reflita quando foi a última vez que você ficou sem consumir algum conteúdo e depois se deparou com uma enormidade de conhecimentos novos que foram sendo atualizados.
Novos aprendizados possibilitam novas criações quando você une assuntos que, aparentemente, são diferentes.
Agora, é com você. Mova-se. Saia da inércia. Decida.
Grande abraço.
Marcelo
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